quarta-feira, 4 de novembro de 2015



FESTIVAL PAPA VENTO TEATRO DE BONECOS

DE 7 A 29 DE NOVEMBRO, SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 11HS, NO TEATRO MUNICIPAL DE MARIONETES CARLOS WERNECK


O projeto Bonecos no Parque II - " Mostra de Teatro, Marionetes, Circo, Mímica e Histórias " ganhador do prêmio Fomento da SMC, irá estender a temporada 2015 até o final do mês de novembro, presenteando o público com a apresentação de 8 histórias clássicas e de tradição oral contadas pelo grupo Papa Vento através das técnicas do Teatro de Bonecos.





Papa Vento – que dá nome ao grupo é o personagem apresentador do tipoi " Marote ". De dentro da caixa dos bonecos, ele é o mestre de cerimônia do espetáculo a seguir. Divertido e comunicativo, ele interage com a platéia cativando as crianças e "esquentando" o público para a história que será contada logo depois.


PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO

  • 07/11 sábado : " Como Nasceu a noite "
  • 08/11 domingo : " Chapeuzinho Vermelho "
  • 14/11 sábado : " João e Maria "
  • 15/11 domingo: " Os três Porquinhos "
  • 21/11 sábado : " Rapunzel "
  • 22/11 domningo : " O Menino e o Jacaré "
  • 28/11 sábado : " Mogli "
  • 29/11 domingo " Branca de Neve "


" Como Nasceu a Noite " (07/11)
Como nasceu a note é uma lenda indígena que conta a história de Boiúna , uma cobra enorme que vivia em uma tribo e aterrorizava os índios. Segundo a lenda, a cobra guardava a noite nas profundezas da água. Para impresisonar sua amada, um jovem índio procura Boiúna e pede para que ela lhe devolva a noite, que está dentro de um caroço de Tucumã. Em seu caminho de volta para casa, o jovem índio, curioso, abre o caroço de Tucumã e a noite passa a dominar a terra. A filha de Boiúna precisará, então, separar a noite do dia. Será que ela consegue?

" Chapeuzinho Vermelho " (08/11)
Na versão da Cia Papa Vento, Chapeuzinho Vermelho canta e brinca com as crianças.A história tem a presença do caçador, que vence o Lobo Mau e todos fazem a festa. Dependendo do público presnete, o grupo apresneta ora um lobo mais amigável, ora um lobo mais destemido.

" João e Maria " (14/11)
História tradicional dos Irmãos Grimm. Os irmãos João e Maria se perdem na floresta após irem buscar lenha a pedido de seu pai. Eles acabam encontrando uma casa de doces onde vive uma bruxa que os manterá presos para fazer uma grande sopa com os dois.

" Os três Porquinhos " ( 15/11)
Uma das histórias de maior sucesso da Cia Papa Vento. O Lobo Mau convida as crianças a cantarem suas músicas ao sair correndo atrás dos proquinhos. Enquanto as casinhas vão sendo derrubadas , os porquinhos precisarão da ajuda do público para se livrarem dessa enrascada.

" Rapunzel " (21/11)
Uma delicada adaptação da obra dos Irmãos Grimm. A mulher conta ao marido que está grávida e têm desejo de comer os rabanetes da horta de sua vizinha. Tempos depois, nasce Rapunzel, que acaba aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa muito perigosa. Ao escutar o canto e lamento de Rapunzel , surge um príncipe, que irá ajudar em sua fuga.

" O Menino e o Jacaré " (22/11)
Outro grande sucesso do grupo , " O Menbino e o Jacaré " é uma das peças mais pedidas. Quando a vovó pede ao seu neto para secar as roupas que acabara de lavar , um jacaré muito travesso aparece para escondê-las de todos, A partir daí começam muitas brincadeiras com a participação das crianças, a fim de recuperar as roupas da vovó.

" Mogli " (28/11)
A aventura começa quando a pantera Baguera tenta comnvencer Mogli, um garoto criado por lobos, de que é um menino e não um lobo. Resistindo a ideia de seu amigo ele resolve seguir a filosofia do urso Balu, que gosta de curtir a vida, sendo feliz e fazendo só aquilo que gosta. Neste momento , Mogli irá se deparar com um enorme elefante, um macaco doido, uma cobra com poderes de hipnose e Share Khan, um tigre ameaçador.

" Branca de Neve " (29/11)
A história da Branca de Neve e os Sete Anôes adaptada para o Teatro de Bonecos. Com direito a transformação da madrasta em bruxa, o espelho mágico, os sete anões conversando com a branca de neve, o despertar da branca de neve por um beijo apaixonado, e tudo que faz desta, uma história de todos os tempos.



Ficha Técnica

Direção Geral e Manipulação dos Bonecos: Cristina Lacerda
Gerente de Redes Sociais e Manipulador de Bonecos : Júlia Lacerda Sarraf
Coordenador de Equipe e Manipulador de Bonecos: Leandro Romano
Manipuladores de Bonecos: Marian Lacerda Sarraf, Juliana Figueiredo, Ana Buffone, Luiza Sussekind, Marina Dalgalarrondo, Camila Salgado , Luiz Ribeiro, Nathalia Sarvat, Renata Giardini
Confecção de Cenários : Cláudia Lacerda, Cristiana Lacerda e Fernando Sant' Anna




Após os espetáculos dos sábados dos dias 07, 14, 21, 28 de novembro, haverá uma atividade lúdica compartilhada entre adultos e crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário