O GRUPO





O GRUPO BONECOS EM AÇÃO,

Em continuidade ao antigo Bonecandeiros, soma uma trajetória de 30 anos desenvolvendo trabalhos de muitas produções e de estímulo ao Teatro de Bonecos em suas múltiplas vertentes. Num de seus últimos trabalhos, “Os Bonecos Pedem Passagem” resultado do prêmio Funarte de Ocupação do Teatro Duse em 2012, o grupo realizou o projeto com sucesso de público em suas inventivas atividades, voltadas para crianças e adultos. Em 2013 foi contemplado no edital da Secretaria Municipal de Cultura – Fomento à Cultura Carioca, o Grupo Bonecos em Ação pode dar continuidade no ano de 2014 a seus trabalhos promovendo mostra de Teatro de Animação e Linguagens Afins. Recentemente, no final de 2014, venceu novamente o edital de Fomento à Cultura Carioca da SMC para dar continuidade á segunda edição do “Bonecos no Parque – Mostra de Teatro, Marionetes, Mímica, Circo e Histórias”.
O Grupo Bonecos em Ação prepara para este ano de 2015 muitas novidades e promete continuar revitalizando o espaço de Bonecos do Parque do Aterro.






O PARQUE


Dando continuidade ao projeto do ano passado, o Teatro de Marionetes e Fantoches Carlos Werneck de Carvalho, no Parque do Flamengo está retomando a mostra das diferentes modalidades da arte da animação teatral. O Teatrinho do Aterro, como é carinhosamente conhecido pela população do entorno, foi inaugurado em 1966, e faz parte do maior complexo de parques e jardins da América Latina – área de intensa atividade esportiva, cultural e de lazer da cidade do Rio de Janeiro. Este teatro é peça integrante do ousado plano urbanístico de Lotta Macedo Soares, que junto ao arquiteto Carlos Werneck, conceberam o espaço. Já o exuberante projeto paisagístico de Burle Marx, afere ao “verde” do Teatro de Bonecos pitoresca flora que se anima através das muitas espécies de pássaros locais.




O TEATRO DE BONECOS



Este curioso Teatro de Bonecos do Parque do Flamengo foi palco de importantes festivais internacionais, onde se reuniram artistas, grupos com técnicas variadas, que acabou por estimular o crescimento desta manifestação teatral no país. Já nos anos 90, Susanita Freire, realizou o projeto “Faça Chuva, Faça Sol” com o sentido de reativá-lo. Hoje, o Bonecos em Ação com novos componentes, Ana Deveza, Rodrigo Oliveira e Carol B, vem seguindo os caminhos de “Os Bonecos Pedem Passagem” e apresenta o Projeto “Bonecos no Parque II – Mostra de Teatro, Marionetes, Mímica, Circo e Histórias”, sempre aos finais de semana, durante os meses de janeiro a outubro de 2015, e dirigido ao público de todas as idades. Para incrementar os “finais de semana no Parque”, o grupo está realizando Oficinas Lúdicas com bonecos e afins, dirigidas às crianças, jovens e adultos – estas acontecem sempre após os espetáculos de sábado; além da novíssima atividade – a Brinquedoteca no Bosque, sempre aos sábados e domingos a partir das 10 horas, voltada para crianças pequenas e pais – esta será uma experiência com jogos, brincadeiras, música, poesia, etc. Teremos ainda, as barraquinhas com muito boneco, artesanato, camisetas, lançamentos de livros. Não esquecendo, é claro, do Troca Troca de Livros! 

...Não é crime:

misturar bonecos com atores vivos,
usar bonecos grandes ou muito pequenos,
misturar bonecos com máscaras, dança, ópera, circo, mímica, histórias, cinema, etc.,
usar bonecos em duas ou três dimensões na mesma cena,
misturar técnicas titeriteiras diversas em um mesmo espetáculo,
gostar de bonecos populares, Guignol, Mamulengo, qualquer nome tenham,
mostrar ou não mostrar o manipulador e sua técnica durante o espetáculo,
trabalhar meses para atingir a perfeição estética ou usar um fósforo como boneco.
E não e crime, acreditar que você, o artista, é capaz de descobrir e de apresentar algo
inteiramente novo e diferente...
Qualquer coisa que você faça, o importante é, porque você o faz e o que quer dizer!

(Texto do diretor sueco Michael Meschke – Marionetteatern, Revista Mamulengo N⁰ 4, 1974)

Um comentário: