terça-feira, 29 de julho de 2014



Nesse final de semana vamos transformar o teatro num picadeiro


Fabiano Freitas monta o seu "Circo a Céu Aberto" e traz diversão garantida ao Bonecos no Parque nos dias 2 e 3 de Agosto às 11hs





Concebido em 2003, este espetáculo de Fabiano Freitas reúne esquetes cômicas, clássicas e originais. O Circo a céu aberto pretende resgatar para o espaço público a atmosfera lírica e poética do teatro de rua, interagindo livremente com crianças, famílias e presentes, sempre contribuindo com a integração e diversão de todos.


(Após o espetáculo do dia 2/sábado haverá uma oficina com a arte educadora e produtora do evento Bonecos no Parque - Ana Deveza)

quinta-feira, 24 de julho de 2014



Abram alas porque, esse boi, vaqueiro nenhum vai conseguir domar


Bonecos no parque convida todos a se juntarem em um cortejo de boi e outros seres fantásticos no espetáculo: " Cortejo do Boi Marruá" nos dias 26 e 27 de julho ás 11hs





Brincadeiras e autos tendo o boi como figura central são recorrentes em diversas regiões do Brasil. Inspirados nesta diversidade, em especial nos cortejos de bois que desfilam no carnaval pernambucano, um grupo de artistas e educadores fez nascer um novo boi. “Marruá” é boi do mato, boi que não foi domesticado por nenhum vaqueiro; boi mítico, encantado, que anda por aí solto nos descampados do mundo. Junto a ele, em seu cortejo, outros seres se apresentam: o Jaraguá, ser fantasmagórico mas que “só sabe vadiar”, a Bernúncia, uma cobra gigante que brinca de comer e “descomer” crianças; o Cavalinho, o Urubu, e os vaqueiros todos com seus cantos, danças e instrumentos.
O espetáculo é acompanhado por música executada com instrumentos tradicionais dos bois maranhenses, pandeirões, matracas, maracás, e outros dos bois-de-mamão do sul, como a sanfona, triângulo, pandeiro e viola.

(Após o espetáculo do dia 26(sábado) haverá uma atividade lúdica com o público)

terça-feira, 15 de julho de 2014



Pode vir que nessa história as diferenças não fazem a menor diferença



Grupo Fanfarra produções narra a aventura ecológica de uma simpática morceguinha criada por uma família de pássaros no Bonecos no Parque, dias 19 e 20 de julho às 11hs




Stellaluna é uma morceguinha que cai em um ninho de passarinhos após sua mãe ser atacada por uma coruja e vai ser criada como um passarinho em um ambiente de hábitos contrastantes aos da sua espécie. Sua adoção é orientada pela voz de Mamãe Natureza, que também intervém em outros episódios da história.


Assim que aprendem a voar, os filhotes sobrevoam diversos ambientes em cenas de conteúdo ecológico, conhecendo chaminés poluentes e com tratamento de gases, lagos poluídos e preservados, a poluição atmosférica, um passarinho preso, etc. Em um dos passeios, Stellaluna reencontra sua mamãe morcega e a confusão se esclarece em um clima de confraternização.



Ficha Técnica:
Texto original: Janel Cannon
Adaptação de roteiro e direção: Heleno Hauer
Músicas: Heleno Hauer
Arranjos: Marcelo Neves
Confecção de bonecos: Marcelo Horácio e Tom do Tuiutí
Playback de vozes: Paula Novaes, Dirceu de Mattos. Michaela Casanova, Diogo Borges, entre outros.
Painéis – Alenílsom
Duração : 40 minutos
Número de bonecos: 20



quinta-feira, 10 de julho de 2014



Esse final de semana é todo delas


Bonecos no parque recebe o espetáculo " de mãe para filho" da contadora de histórias Rosa Dias nos dias 12 e 13 de julho



O espetáculo "De mãe para filho" elaborado por Rosa Dias constroe, a partir da reunião de histórias do folclore de vários países, uma delicada teia que tem em comum o sentimento universal que une toda a mãe a seu filho. Em cinco contos da tradição oral de diversos países, os quais têm como tema comum o amor materno nas suas mais variadas formas.Música, fantoches, cenários e figurinos coloridos serão alguns dos recursos utilizados para encantar o público, além, é claro, da magia própria de cada história.

As histórias são: A fonte que deu de beber aos filhos gêmeos ou a mãe que se sacrifica (Nigéria); Vassilissa, a formosa ou a mãe que protege (Rússia); Canta, canta, meu surrão ou a mãe salvadora (Brasil); O segredo das galinhas ou a mãe muito malandra (Portugal); A mãe de Begal ou a mãe que busca justiça (Paquistão).

Público-alvo

Crianças a partir de 5 anos, jovens, adultos e idosos.

Tempo de duração do evento

O espetáculo tem a duração de 50 minutos. 


(após o espetáculo de sábado, a autora e contadora de histórias , Rosa Dias, vai promover com o público a oficina Vem Brincar comigo)

terça-feira, 1 de julho de 2014



Vamos ajudar a Vovò a dar uma lição nesse jacaré?


Grupo PapaVento de teatro de bonecos pede a ajuda das crianças para estragar os planos de um tal jacaré bagunceirono espetáculo " Pedrinho e o Jacaré" no Bonecos no Parque 05 e 06 de Julho às 11hs





O Menino e o Jacaré, uma das histórias mais solicitadas do Teatro Papa Vento pede a participação das crianças e traz muitas brincadeira. A vovó pede a seu neto para secar três roupinhas que acabou de lavar e quando ele está secando um Jacaré bagunceiro aparece e pega as roupinhas. A partir daí começam muitas brincadeiras e a participação das crianças para recuperá-las.




(Após o Espetáculo do dia 05/07- sábado- vai acontecer uma atividade Lúdica de dobradura de papel com o grupo PapaVento)